Coordenação

Prof. Dra. Clara Carvalho de Lemos

Objetivo do Curso

O egresso do Curso deverá estar preparado para o exercício crítico e competente para atuar no processo de gestão de políticas públicas voltadas para o turismo e no gerenciamento do mercado turístico.

Duração e Turno

Pode ser concluído em, no mínimo, 8 e, no máximo, 14 períodos. O curso funciona no turno Tarde/Noite.

Estrutura do Curso

Estruturado na forma de créditos, o curso oferece a habilitação de Bacharelado. Para a conclusão do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia a ser elaborada nos últimos dois semestres do curso.

Perfil do Estudante

O Bacharel em Turismo, egresso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro deverá reunir as competências e habilidades necessárias ao exercício técnico para compreender as questões relacionadas ao mercado turístico, nas suas dimensões: econômica, cultural, política e técnica. Para o exercício de seu trabalho deverá compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos do Turismo. Atendidas estas exigências básicas e com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de atuação.

Mercado de Trabalho

Em se tratando do mercado de trabalho, o profissional em turismo pode atuar especialmente como um gestor de políticas públicas relacionadas ao turismo, com competência em diagnosticar e propor diretrizes de ação para o mercado turístico , bem como pesquisador em entidades públicas e privadas. Seu campo de trabalho compreende órgãos públicos e privados, além de empresas pertencentes ao setor turísitico, como hotelaria, agenciamento, transportes e o planejamento e organização de eventos.

Fluxograma do Curso

clique aqui

Ementário do Curso

clique aqui