A coordenação do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da UERJ tem o prazer de apresentar a relação de projetos que estão sendo desenvolvidos por seus pós-graduandos. Os projetos têm como objetivo geral avaliar e contribuir com soluções para o desenvolvimento do município de Teresópolis e demais cidades da Região Serrana.

Estudante Título provisório do projeto
Alessia Longobardi O risco do Vesúvio: história e geodiversidade de um vulcão
Ana Caroline Siqueira Pereira Perfil socioeconômico dos catadores de materiais recicláveis da cidade de Teresópolis-RJ
Bárbara Rodrigues Castigliola A definir
Carlos Artur Esteves Gomes dos Santos Patrimônio histórico e desenvolvimento territorial: uma análise do centro histórico de Teresópolis-RJ
Carlos Eduardo de Lima Martins Arranjos produtivos locais do Terceiro Distrito de Teresópolis
Claudia Regina Costa de Souza A importância econômica do Rio Paquequer para o município de Teresópolis
Cristiane Tiemi B. Yoshikawa Cartografia social como instrumento de compreensão e transformação do território
Francisco Pontes de Miranda Ferreira Emergência de uma ciência ambiental não linear e interdisciplinar
Gabriela Domingues Alcantara A urbanização de áreas rurais e suas influências sob a agropecuária e mercado imobiliário: um enfoque no bairro Cotia, Guapimirim-RJ
Guilherme Machado Ferreira Resescobrindo a Gamboa através de itinerários pedagógicos: relação escola-comunidade como potencial para o desenvolvimento
Iohan Cherr Coutinho Segregação e favelização em Teresópolis: o caso das comunidades circundantes da Serra do Cavalo
Jessica Flores Coelho Racismo ambiental e estratégias de superação para o desenvolvimento territorial no bairro de São Pedro, Teresópolis-RJ: uma análise exploratória
José Paulo Castanho de Figueiredo Guimarães Os atores socioeconômicos e produtivos do espaço rural de Teresópolis (Santa Rita), suas disputas e alternativas territoriais.
Luis Souza das Mercês Júnior Estudo sobre o desenvolvimento urbano de Teresópolis e seu relacionamento com o Rio Paquequer e seu patrimônio ancestral
Marcela Rodrigues Pereira Estudo do plano de manejo do Parque Juarez Frotté e desenvolvimento da área de amortecimento
Marcos Felippe Gallo Veríssimo Desenvolvimento territorial no bairro Bonsucesso, Teresópolis-RJ: uma análise da influência do fornecimento elétrico na produção agrícola
Matheus de Sá Freitas Tavares Espaços públivos na promoção de saúde e educação ambiental
Monique da Costa Sandin Bartole Podcast para o desenvolvimento territorial: é possível?
Philippe Ribeiro e Silva Proposta para implantação de um sistema de gestão compartilhada da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Rafael de Souza Rezende Articulação institucional para desenvolvimento turístico sustentável com interação comunitária da Região Serrana Fluminense
Renata Carbonelli Hortas Economia solidária como política pública: bancos comunitários para desenvolver economias locais
Ricardo de Barros Mello Filho Identificando conflitos com carnívoros médio e grande porte no entorno do PNMMT: estudo de caso e potências alternativas de convivência em Teresópolis-RJ
Rodrigo da Silva Melo Desigualdade socioespacial em Teresópolis: estudo de caso entre os bairros Santa Cecília e Comary
Rodrigo Wrencher Cosenza Programa Operação Trabalho: uma análise política e econômica de uma política pública em Teresópolis
Selma Marques Vicente Vianna A importância da integração entre a unidade de conservação de proteção integral e seu entorno para o desenvolvimento do território
Thamara Nogueira Vivas Sacilotti Avaliação ambiental estratégica: uma alternativa para a gestão do desenvolvimento turístico no município de Teresópolis-RJ
Thiago Braga Fernandes A produção do espaço São José do Vale do Rio Preto a partir das redes aviárias
Vinicius Oberg Guedes Formação de jovens para profissões digitais (tecnológicas)
Vitor Guniel Cunha Percepção ambiental e desenvolvimento territorial em zonas de amortecimento: o caso da comunidade Jardim Serrano, Teresópolis-RJ
Washington Mario da S. Oliveira Empreendedorismo trabalhado nas escolas: um estudo de caso do JEPP