Prezados(as) estudantes,

o último CSEPE de 30/07/2020, em virtude da pandemia de Covid-19, aprovou e produziu instruções para a realização de um período acadêmico emergencial (PAE) no qual desenvolveremos atividades letivas emergenciais (ALEs). O período letivo emergencial terá início em 14 de setembro e fim em 18 de dezembro de 2020. Há uma recomendação para que ofertemos menos disciplinas, tendo em vista todas as dificuldades subjetivas e objetivas que encontramos neste momento de excepcionalidade. As disciplinas de 1º período (Teoria Geral do Turismo; Metodologia Científica), 3º período (Economia e Turismo; Turismo e Meio Ambiente), 6º período (Planejamento e Organização do Turismo; Gestão de Destinos Turísticos; Gestão de Empreendimentos Turísticos) acontecerão de forma síncrona e assíncrona. As atividades síncronas (ao vivo) acontecerão, preferencialmente, via RNP e as atividades assíncronas (fóruns, tarefas, questionários, pesquisas, produção escrita, etc) serão realizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UERJ. Os horários dos encontros síncronos estão na tabela colorida. As atividades assíncronas também precisam ser registradas nos planos de turma, mas como podem ocorrer a qualquer tempo – respeitados os programas das disciplinas – nos permitem bastante flexibilidade dentro de cada semana letiva. As disciplinas de 8º período (Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso) serão inteiramente assíncronas.

Algumas disciplinas foram abertas EXCLUSIVAMENTE para atender às solicitações de estudantes concluintes. Se você não é estudante concluinte (está no 8º período ou já passou dele E está inscrito em TCC), você não deve se inscrever nessas disciplinas neste momento. As disciplinas em questão são: Teoria Geral do Turismo II, Turismo e História do Rio de Janeiro, Hospitalidade, Gestão de Qualidade em Serviços Turísticos e Elaboração e Avaliação de Projetos.

Todos(as) deverão realizar inscrições nas disciplinas, entre 3 e 9 de setembro. Aqueles que são cotistas e tem bolsa permanência devem se inscrever em pelo menos uma disciplina. Recomendamos que vocês se inscrevam, preferencialmente, nas disciplinas correspondentes aos seus períodos e nas eletivas. Sugerimos que se inscrevam em até quatro disciplinas (a não ser que o/a estudante seja concluinte e esteja devendo disciplinas de períodos anteriores). Em caso de dúvidas, consultem o “tira dúvidas” que a UERJ preparou ou escrevam para o e-mail: dtur.uerj@gmail.com.

Clique aqui para fazer o download do quadro de horários síncronos.

Profª. Drª. Amanda Danelli Costa
Professora Adjunta do Departamento de Turismo – Instituto de Geografia/Uerj